segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

António Sérgio (radialista)


António Sérgio Correia Ferrão (Benguela, Angola, 1950 - Lisboa, 1 de Novembro de 2009) foi um locutor e realizador de rádio português, DJ, editor discográfico, especialista e grande divulgador de música rock, pop e de vanguarda.

Percurso
Nasceu em 1950 em Angola. Começou a amar a rádio com os pais, António Joaquim dos Santos Ferrão (que utilizava o pseudónimo radiofónico de António Sérgio, em homenagem ao pensador e cooperativista com o mesmo nome) e Odete Correia Ferrão, locutores de profissão no Rádio Clube do Bié, aprendendo a técnica radiofónica desde criança. Mais tarde a família mudou-se para Lisboa, onde continuou a trabalhar na rádio (Emissora Nacional e Rádio Renascença). Estreou-se na Rádio Renascença como locutor de continuidade, em 1968. Apresentou com a mãe o programa Encontro para Dois, e mais tarde Quando o Telefone Toca (um programa diário de discos pedidos). Em 1976 criou o programa Rotação, que apresentava à noite, até ao final de 1979. Era um espaço verdadeiramente inovador de divulgação do novo rock que se fazia na época. Foi António Sérgio o primeiro a divulgar em Portugal grupos como Patti Smith, Iggy Pop, Sex Pistols, The Stranglers ou Joy Division. Além disso, trabalhou em editoras discográficas como a Valentim de Carvalho, e mais tarde na Rossil e na Nova. Foi um dos produtores do disco Música Moderna dos Corpo Diplomático (futuros Heróis do Mar). Na editora Rossil criou a subsidiária "Rotação" que lançou nomes como Xutos & Pontapés, a que ninguém na altura dava crédito.

Em 1980, mudou-se para a RDP-Rádio Comercial onde realizou e apresentou os programas Rolls Rock (1980-1982), Som Dafrente (1982-1993), Louras, Ruivas e Morenas (1984, com Ana Cristina Ferrão, sobre as mulheres na música pop) e Lança Chamas (sobre heavy metal). Em todos esses programas de alta qualidade, António Sérgio, profundo conhecedor e investigador do assunto, divulgou a obra dos melhores músicos e bandas de rock à margem do mercado convencional, particularmente na vertente "punk", "pós-punk", "new wave", "urbano-depressiva" e outros tipos de rock e pop vanguardista.


A partir de 1993 foi colaborador da estação de rádio alternativa XFM onde apresentou o programa Grande Delta. Terminada essa estação, em 1997 regressou à Rádio Comercial e à Best Rock FM onde apresentou a A Hora do Lobo. Ainda na Comercial apresentou o programa As Horas.

Recebeu um "Globo de Ouro" no ano em que esta iniciativa da SIC e da revista Caras teve uma categoria para a rádio.

Trabalhou depois com editora Música Alternativa. Chegou a escrever no "Blitz" e no "O Independente". A partir de Março de 2006 passou a trabalhar como voz-off da estação televisiva SIC.

Em 14 de Setembro de 2007, a nova gestão da Rádio Comercial resolveu dispensar os serviços de António Sérgio, por achar que o seu programa de autor não se enquadrava na convencionalidade da "nova grelha" (playlistada) e a sua voz "não servir" para o público-alvo. Tal facto gerou enorme contestação e desagrado entre os ouvintes e admiradores de António Sérgio, mas em vão. Luís Montez, seu antigo director da XFM, contratou-o então para a Rádio Radar, onde António Sérgio passou a realizar e apresentar o seu novo programa Viriato 25, a partir de 3 de Dezembro de 2007, das 23h00 à 1h00.

António Sérgio morreu inesperadamente em 1 de Novembro de 2009, aos 59 anos, vítima de uma crise cardíaca. Era casado com Ana Cristina Ferrão (sua colaboradora, autora, realizadora de rádio, tradutora, especialista de música rock e consultora informática) e pai de três filhos. A nível nacional e internacional foi um dos maiores, mais talentosos e mais cultos divulgadores de música rock e alternativa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário