segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Paul Samuelson (Nobel de Economia)




Nascimento 15 de maio de 1915 Gary, Falecimento 13 de dezembro de 2009.

O economista americano Paul Samuelson, vencedor do prêmio Nobel de 1970, morreu ontem, aos 94 anos. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde Samuelson foi professor, informou que ele morreu em sua casa em Belmont, Massachusetts, depois de uma breve doença.

Samuelson foi um dos principais economistas do século XX e serviu como um conselheiro dos ex-presidentes americanos John Kennedy e Lyndon Johnson. Seu trabalho ajudou a formar as bases da economia moderna.

Ele era conhecido por seu estudo sobre a aplicação de rigorosas análises matemáticas para o equilíbrio entre preços, oferta e demanda. Seu livro ”Economia: uma análise introdutória” foi traduzido para 40 línguas e já vendeu 4 milhões de cópias desde a publicação, em 1948.

Samuelson foi o primeiro americano a ganhar um prêmio Nobel de Economia, em 1970. A Academia Sueca citou Samuelson por ter “feito mais do que qualquer outro economista contemporâneo para aumentar o nível de análise científica da teoria econômica”.

“Paul Samuelson transformou tudo o que tocou: as bases teóricas de seu campo, a maneira de abordar a economia em todo o mundo, os valores e a importância de seu departamento e as vidas de seus colegas e estudantes”, disse a presidente do MIT, Susan Hockfield.

Paul Anthony Samuelson nasceu em Gary, Indiana, em 1915. Ele se graduou na Universidade de Chicago e fez mestrado e doutorado em Harvard. Durante anos, escreveu uma coluna popular na revista “Newsweek”. Era casado e deixa seis filhos e 15 netos.

(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário